top of page

Simplificando a Avaliação Psicológica

Ao longo dos anos de trabalho, esclareci muitas dúvidas sobre a Avaliação Psicológica, mas muitas delas sempre se repetiam entre as pessoas. Abaixo, reuni as dúvidas mais comuns e as respondo de maneira descomplicada.

Afinal, o que é Avaliação Psicológica e para que serve?

Quando buscamos a definição, a resposta é: Avaliação Psicológica é um processo de investigação das características psicológicas que utiliza técnicas, métodos e instrumentos científicos regulamentados pelo CFP - Conselho Federal de Psicologia. Ela serve para fornecer informações para tomadas de decisões e responder perguntas que motivaram a avaliação. Considerando essa explicação, os motivos da Avaliação Psicológica podem ser: a realização de uma cirurgia, a dificuldade de ter uma carreira profissional satisfatória, a candidatura para um cargo público, a participação em processo judicial, a conquista de um Certificado Médico Aeronáutico, a possibilidade de possuir um transtorno mental, só para citar os mais comuns.

Tenho que fazer uma Avaliação Psicológica, qual profissional pode fazer?

Avaliação Psicológica é com Psicólogo! Os únicos profissionais habilitados para realização de Avaliação Psicológica são: a psicóloga e o psicólogo. Para isso, ambos precisam estudar os processos, os métodos, as técnicas e os instrumentos de Avaliação Psicológica para realizarem esse processo cumprindo todos os princípios éticos, regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia. Se você está buscando uma psicóloga, pode contar comigo!

Quais são os passos de uma Avaliação Psicológica e como ela é feita?

Toda Avaliação Psicológica é única, portanto, existem várias formas de realizá-la. No entanto, quando você decide participar de um processo de Avaliação Psicológica, existem passos básicos que a psicóloga deve cumprir. A forma como eu realizo esses passos é a seguinte: 1. Começo levantando os objetivos da avaliação, ou seja, o que motivou sua busca pela Avaliação Psicológica, como realizar uma cirurgia, adotar uma criança, buscar orientação profissional e de carreira, autoconhecimento, entre outros. 2. Com base no seu objetivo, coletarei informações por meio de entrevistas, aplicação de testes psicológicos, protocolos ou registros de observação. 3. Após coletar informações sobre você, inicio um trabalho de bastidor, ou seja, sem a sua presença. Nessa etapa do processo, integro todas as informações coletadas para responder às perguntas levantadas. 4. Após a integração das informações, elaboro os documentos para formalizar os resultados da sua Avaliação Psicológica. Durante essa etapa, ainda no bastidor, produzo o documento que você apresentará a médicos, juízes, comissões avaliadoras, escolas, por exemplo. 5. Por fim, realizo a apresentação dos resultados da sua Avaliação Psicológica a você, explicando como foi o processo e os resultados obtidos. Além disso, forneço orientações sobre a documentação que estou entregando. Também fico disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir. É importante saber que todos os recursos utilizados durante a avaliação devem ser reconhecidos cientificamente para serem utilizados na prática profissional da Psicologia. Portanto, toda Avaliação Psicológica deve ser regida pelo comprometimento profissional e ético da psicóloga ou do psicólogo.

"Não esqueça de desenhar o chão, hein!" Quais os testes usados na Avaliação Psicológica?

Muitas pessoas já receberam o conselho "Não esqueça de desenhar o chão quando a psicóloga aplicar o teste, hein!". E você, já ouviu esse conselho também? Essa informação se popularizou, mas desenhar o chão é um detalhe diante de tantos outros que são avaliados durante todo o processo e, muitas vezes, não é necessário desenhar nada. Posso afirmar, sem sombra de dúvida, que existem muitos testes psicológicos para a investigação de características psicológicas, tais como: personalidade, atenção, inteligência, memória, estresse, resiliência, entre outros. Portanto, o teste utilizado depende do motivo da avaliação, bem como das características psicológicas que precisam ser avaliadas no processo, além de outros fatores como a idade, o gênero e a escolaridade da pessoa avaliada. Então, mais do que saber que "tem que desenhar o chão", é necessário compreender que a Avaliação Psicológica é sobre você e sobre quais características psicológicas serão analisadas e para que serão analisadas. Seja honesto no seu processo.

Quanto tempo dura o processo de Avaliação Psicológica?

Isso depende. Se você já leu as outras perguntas ou acessou outras páginas deste site, provavelmente percebeu que existem vários tipos de Avaliação Psicológica. Portanto, a duração desse processo depende de diversos fatores, como o motivo da avaliação, a quantidade de características psicológicas a serem investigadas e as informações que serão documentadas para a apresentação dos resultados. Levando em consideração esses fatores, eu elaboro um plano de Avaliação Psicológica específico para cada caso. A quantidade de sessões (consultas) é definida com base no motivo da avaliação. Durante essas sessões, que geralmente têm duração de até 50 minutos, são realizadas entrevistas, aplicação de testes psicológicos, protocolos ou registros de observação.

Como é o resultado da Avaliação Psicológica?

Após estabelecermos o objetivo da avaliação, coletar todas as informações relevantes e integrar os dados obtidos, o resultado é formalizado em um documento. Esse documento tem como finalidade responder às questões que motivaram a Avaliação Psicológica. Dependendo do motivo da avaliação, posso fornecer orientações, indicar possíveis tratamentos, encaminhar para outros profissionais ou descrever um perfil psicológico. É importante lembrar que as características psicológicas são dinâmicas e evolutivas. Isso significa que o que for descrito nesse documento terá um prazo de validade. Todos os seres humanos estão em constante mudança e desenvolvimento, e é possível que ocorram alterações no nível de atenção, melhorias em aspectos cognitivos e outras características psicológicas ao longo do tempo.

Espero ter esclarecido as principais dúvidas sobre a Avaliação Psicológica!

Se você precisa passar por uma Avaliação Psicológica, lembre-se de procurar um profissional habilitado, como uma psicóloga ou um psicólogo, que irá realizar o processo de acordo com os princípios éticos e regulamentações do Conselho Federal de Psicologia.

 

Estou à disposição para ajudá-lo(a) em qualquer etapa do processo de Avaliação Psicológica. Entre em contato comigo para esclarecer suas dúvidas e agendar uma consulta.

bottom of page