top of page
  • Jéssica David

Como a Avaliação Psicológica pode ajudar na busca por autoconhecimento

Imagino que você esteja aqui, procurando respostas para suas dúvidas e questões relacionadas ao seu próprio eu. Sou Jéssica David e trabalho orientando pessoas por meio da Avaliação Psicológica (AP). A AP é um processo técnico e científico conduzido por profissionais da Psicologia, como eu, que investigam características psicológicas com o objetivo de fornecer respostas para as dúvidas relacionadas à sua demanda específica, ou seja, o motivo da avaliação. Essa demanda pode surgir por iniciativa própria, ou ser solicitada por outros profissionais, como médicos e juízes, instituições ou empresas.


Quando recebo um pedido de Avaliação Psicológica, a escolha das técnicas, métodos e instrumentos que serão utilizados, bem como a duração da avaliação, são baseados na demanda. É como um bolo: a decisão por fazer a mão ou na batedeira (método e técnica), quais ingredientes serão necessários (instrumentos) e o tempo de preparo (duração), dependem da receita do bolo que se deseja fazer (demanda).

O bolo serve para comer. E a Avaliação Psicológica?


O objetivo da AP é fornecer informações sobre as características psicológicas relacionadas à demanda. Eu, como psicóloga, ajudarei você a compreender o que significa essa demanda e como ele impacta na sua vida, te auxiliando a fazer escolhas mais assertivas. As respostas que o processo de Avaliação Psicológica traz permitem que você entenda sua capacidade de desempenhar determinadas atividades ou como você se relaciona com a pessoas, por exemplo.

Duas pessoas conversando profissionalmente,

E como os testes podem fornecer essas respostas?


Os testes psicológicos são apenas alguns dos instrumentos utilizados durante a AP. Eles, por si só, não fornecem respostas completas. Como psicóloga, minha função é interpretá-los e dar-lhes significado dentro do seu processo.


Vamos supor que você esteja em dúvida sobre a escolha da sua profissão e procura uma Avaliação Psicológica. Durante esse processo, além de entrevistas e aplicação de testes, também vou apoiá-lo(a) a encontrar respostas que o(a) ajudarão a entender se a profissão que escolheu faz sentido para você, se você conseguirá atuar profissionalmente de uma forma que se sinta bem, ou ainda, se é o momento para mudar de carreira ou profissão.


Por fim, é importante ressaltar que a Avaliação Psicológica é um processo participativo, no qual eu, como profissional da Psicologia, forneço informações para responder às suas questões e demandas, seja para uma cirurgia, orientação profissional, busca pelo autoconhecimento ou qualquer outro motivo. Além disso, esse processo também oferece direcionamentos sobre suas características psicológicas avaliadas.


Precisa fazer uma Avaliação Psicológica? Estou aqui para ajudá-lo(a) nessa jornada de autoconhecimento. Entre em contato comigo:








Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page